quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Comunicação

A comunicação dirige nossos pensamentos e molda nossas ações e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, evidenciando nossos pontos fortes ou potencializando nossas limitações. A habilidade de usar a comunicação verbal (oral ou escrita) com precisão é essencial para facilitar o relacionamento entre as pessoas.
1. Cuidado com a palavra NÃO. Ex.: Pense em NÃO... não vem nada a mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha... Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você provavelmente pensou. Procure falar somente o que quer e não o que não quer.
2. Cuidado com a palavra MAS, que nega tudo o que vem antes. Ex.: O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado,mas... Substitua o MAS por E, quando indicado.
3. Cuidado com a palavra TENTAR, que pressupõe a possibilidade de falha. Evite TENTAR, FAÇA.
4. Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão ideia de icapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.
5. Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.
6. Fale de seus problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o VERBO NO PASSADO. Isto libera o presente. Ex.: Eu tinha dificuldade em fazer isto...
7. Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o TEMPO PRESENTE DO VERBO. Ex.: em vez de dizer "vou conseguir", diga, "ESTOU CONSEGUINDO".
8. Substitua o SE por QUANDO. Ex.: EM VEZ DE DIZER "se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".
9. Substitua ESPERO por SEI. Ex.: em vez de falar "eu espero aprander isso", diga "eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
10. Substitua CONDICIONAL pelo PRESENTE. Ex.: Ao invés de dizer "eu gostaria de agradecer a presnça de vocês", diga "eu AGRADEÇO a presença de vocês. O verbo no presente fica mais forte e concreto.

Fonte desconhecida.


0 comentários:

Postar um comentário